A PESQUISA
Parte II
Cada um deveria criar uma partitura coreográfica de oito tempos livremente.
http://www.youtube.com/watch?v=F9LOu2jEQNA
Parte III
Fazendo uso dessa partitura coreográfica, cada integrante deveria vestir a saia e adaptar a partitura a este novo elemento e apresentá-la individualmente.
http://www.youtube.com/watch?v=vBknIvyt_sE
Parte IV
Uma vez adaptada a saia, esta partitura deveria ser modificada sob a seguinte condição: NÃO EXPOR MEMBROS INFERIORES ALÉM DOS PÉS.Uma vez adaptda a partitura deveria ser novamente apreciada.
http://www.youtube.com/watch?v=gc_puwv-oA0
Parte V
A partir desta construção os integrantes deveriam atribuir segundo o entedimento pessoal aspectos sensualizantes a esta partitura.
http://www.youtube.com/watch?v=Ds2fiQ15bjM&feature=channel
Parte VI
Findado o processo o grupo reuniu-se para comentar o laboratório e oferecer um feed back a respeito.
OBSERVAÇÕES
O presente laboratório permitiu observar alguns aspectos e consolidá-los com informações previamente articuladas em campo observando mulheres assembleianas durante cultos.
Primeiramente pode se observar o estabelecimento de um relacionamento entre o ser e o objeto em ambas as circunstâncias sendo que enquanto a mulher da Assembléia de Deus busca minimizar o quanto possível os movimentos da saia, seja em seus passos curtos, na ausência de gingado nos quadris ou no cruzar de pernas, os corpos do laboratório buscaram criar o maior número de movimentos possíveis à saia.
Uma vez proposto condições próprias do cotidiano dessas mulheres como a limitação em não expor membros inferiores foi notória a idéia de limite. A partir dessa perspectiva as partituras coreográficas sofreram recortes, ficando limitadas aos membros superiores e perdendo movimentos antes usados frente a esta nova possibilidade.
Por fim ao solicitar que estas partituras recebessem caracteres sensualizantes ainda sob a proposta de não expor membros inferiores nova informação se cruzou com a realidade de campo: as expressões faciais tem legitimidade nesses espaços em que outras partes do corpo não são contempladas.
Findado o laboratório os comentários suscitados em grupo reforçaram as observações realizadas ao longo do laboratório permitindo dizer que cada mecanismo de limitação estimula novas possibilidades que levem a burlar este sistema o que permite tirar o fardo do estereótipo estudado ser somente um mero agente passivo de sua realidade e lhe percebendo como atriz e autora de mecanismos próprios de afirmação de sua condição sexual.
Ana,
ResponderExcluirSeu relatório está muito bom!!!
Como estamos tratando de gênero, sugiro aprofundar para sua pesquisa no próximo semestre, como essas mulheres se comportam no cotidiano em relação ao homem. Há submissão total? Há algum tipo de transgressão? Se há transgressão, onde se encontram? Elas encontram essas bases de comportamento na bíblia?
Parabéns!!!
Bjs
Antrifo