sexta-feira, 20 de março de 2009

Discussão sobre Inteligências Múltiplas no grupo

Colegas,

Aqui está a discussão acontecida no grupo de e-mails sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. Como foi extraído de e-mail, tentei editá-lo para que não ficasse confuso.

Abraços.

--------------------------------------------------

ANTRIFO:

queridos,

tô nas nuvens!!! fico mais e mais entusiasmado com nosso grupo de lab.

vcs são "gente que faz"!!! atitudes assim são importantes e necessárias em nosso ambiente (falou o pai!!!).

talvez seja esclarecedor pensar na inteligência intrapessoal como a capacidade do corpo se auto avaliar e ser capaz de perceber e discriminar os pontos positivos e negativos de sua atuação no mundo.

o texto do pedagogo nilbo nogueira pode também ajudar a esclarecer este conceito: "a grande vantagem da inteligência intrapessoal é este poder de reconhecimento (...) ao reconhecermos nossos pontos fortes e coisas que fazemos bem, podemos explorar essas qualidades, pois existem casos de pessoas que possuem habilidades fantásticas na área musical, corporal, pictórica e, não sabendo disso, não as exploram."

todavia, volto a falar da importância de não acharmos que são extamente esses os únicos tipos de inteligência, pois as interpretações dos termos lógico-matemático, corporal-cinestésico, espacial, interpessoal, intrapessoal, etc, são múltiplas e em múltiplas óticas.

também acredito ser possível um habitante de papua nova guiné ou mesmo uma criança que sobrevive do lixão de uma metrópole brasileira, desenvolver outro tipo de inteligência à qual gardner, com sua história e realidade, fosse incapaz de imaginar.

arrasaram!!!

amanhã a gente continua nosso "papo cabeça".

bjão e desculpem a letra minúscula.

antrifo






JOÃO MIGUEL:

Thiago,

Redijo aqui parte do texto que comentei:

"[...] Alfabetização emocional seria a capacidade de aprender a identificar os próprios sentimentos, poder dar nome aos sentimentos, aprender a distingui-los melhor. Significaria ainda o desenvolvimento da auto-consciência, procurando reconhecer os próprios sentimentos, ver a ligação entre sentimentos, pensamentos e emoções, saber-se se são os pensamentos ou os sentimentos que governam uma decisão e poder analisar as consequências das alternativas adotadas [...]".

Nesse mesmo texto a autora lista as categorias de inteligência descritas por Gardner, e adiciona essa Alfabetização Emocional, descrita por outro autor, Goleman.

Ainda dúvidas,

João Miguel.




THIAGO:

Querido João,

Sem sombra de dúvidas a compreensão acerca do conceito de Inteligência Intrapessoal é algo que ainda é muito abstrato ao nosso entendimento pelo fato de não está apoiado a nenhuma ação concreta. Se você observar o fragmento do texto que fala sobre essa inteligência, perceberá que diferentemente das demais, ela não virá exemplificada com ações conhecidas. Eu de fato desconheço a terminologia que você utilizou anteriormente, eu ainda não ouvi falar sobre Alfabetização Emocional e por isso não terei aptidão para estabelecer nenhuma dialogia entre ambas, no entanto a fim colaborar para o seu entendimento, eu posso dizer que essa inteligência descrita pelo Gardner, é uma espécie de autoconhecimento, é a capacidade de compreender os seus mais profundos estados emocionais e aprender a lidar com eles. Nós ser es humanos somos emoção, e muitas vezes deixamos que as mesmas ultrapassem o nosso controle, e isso corresponderia ao oposto dessa forma de inteligência proposta pelo Gardner. Para sustentar a idéia da Inteligência Intrapessoal no rol das demais, ele afirma que essa inteligência não é perceptível isoladamente, só é possível diagnosticarmos a partir do emparelhamento com uma ou mais formas propostas pelo o autor. Mas mergulhe no texto, e traga também essa questão da Alfabetização Emocional, afinal esse é um espaço destinado para esses fins...

Sem mais,

Thiago.




JOÃO MIGUEL:

Thiago,

Agradeço pela contribuição...mas esse texto, pelo pouco que li, me deixou um pouco confuso, e confirmou uma dúvida que tinha ao ler aquele texto sugerido em Dança Como Tec. O que se compreende como Inteligência Intrapessoal? Esse conceito se aproximou muito do que Maria Cândida Moraes chamou de Alfabetização Emocional...

Tire(m) minha dúvida,

João Miguel.


THIAGO:

Queridos colegas,

Segue anexo um link para o excelente texto que aborda a teoria das Inteligências Múltiplas, como a mesma tem tido sempre muito frequente no cerne das nossas discussões, eu espero que vocês façam essa leitura... Caso não queiram ficar divagando nas rodas de conversas do nosso Laboratório...(rs).

Sem mais,
Thiago.

http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html

--------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário